quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Visita ao HGV

Fui semana passada fazer uma visita ao Hospital Getúlio Vargas. Logo na entrada o semblante das pessoas já denunciava a precaridade dos serviços prestados naquele estabelecimento de saúde. A primeira recepcionista que pedi informações tratou-me com tanta grosseria que parece que naquele instante prestava algum favor para mim.
A estrutura do hospital não oferece as mínimas condições para que as pessoas possam se acomodar em busca de um direito que está previso na constituição brasileira: Acesso a saúde pública.
A análise desse caso não pode ser feita de maneira unilateral ou isolada, ela deve ser compreendida dentro de um panorama bem maior. Com a criação do SUS (Sistema Único de Saúde) na Constituição de 1988, depois de um processo prolongado de lutas da sociedade brasileira, todo atendimento de saúde pública passou a ser amparado por esse sistema. Ao longo desses mais de 20 vinte anos, ocorreu um aumento substancial da demanda e as condições de atendimento não cresceram na mesma proporção, o que ocasionou problemas estruturais enormes.
A busca de saídas para esses problemas envolvem todos os setores da sociedade, sobretudo aqueles ligados a saúde e a administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário